Quinta-feira, 13 de Março de 2008

ACABOU-SE,.........................

Getafe elimina Benfica da UEFA

 

Ponto final no sonho europeu. O Benfica foi derrotado de Getafe e saiu sem brilho da Taça UEFA. Os encarnados, que haviam salvo as anteriores qualificações fora de casa - Donetz e Nuremberga -, não encontraram desta vez nenhum santo milagreiro que transformasse a eliminatória. Cardozo não esteve em campo e a equipa não mostrou qualidade suficiente para beliscar a liderança do conjunto espanhol. Chalana, muito activo, interveio como pôde no jogo, mas a equipa não dá para mais, pelo menos por agora.

O adeus de Getafe marca também a despedida de Rui Costa aos palcos europeus. O maestro merecia certamente outra saída, mas este Benfica apresenta erros estruturais e défice de talento para outros voos. Um cenário que o maestro procurará certamente corrigir nas suas novas funções..

Fernando Chalana foi coerente com a obrigação da equipa. O Benfica precisava de marcar pelo menos dois golos para discutir a eliminatória e o técnico idealizou um modelo com dois elementos na frente de ataque Nuno Gomes e Makukula. Nélson, Katsouranis, Petit e Maxi Pereira regressaram ao conjunto.

Do lado espanhol, Brian Laudrup enfrentava uma série de problemas - nove ausências - e desenhou um onze com apenas cinco repetentes do confronto de Lisboa Contra, Licht, De la Red, Casquero e Albin. Existia ainda a particularidade do número 10, De la Red, e jogador mais influente do meio campo jogar a defesa central.

Era necessário um Benfica guerreiro, corajoso e audaz, mas também inteligente, seguro e equilibrado. Os encarnados só conseguiram satisfazer metade da premissa. A equipa assumiu a iniciativa na procura de inverter a eliminatória. O esquema idealizado por Fernando Chalana apresentava uma nuance em relação o 4-4-2 tradicional. Era sustentado num losango, muito ao gosto de Fernando Santos e jamais visto na Luz depois da saída do treinador.

A formação entrou pressionante e avançada no terreno de jogo. Exibiu personalidade, segurança nas movimentações a meio campo e foi paciente controlando o ritmo. Todavia, a acção encarnada apresentou um equivoco do qual não se conseguiu libertar, essencialmente no primeiro tempo. A necessidade de atacar de forma precisa, sem perdas e riscos, forçava a intermediária apostar no passe curto e num plano ofensivo marcado por pequenas etapas. Todavia, a filosofia esbarrou na evidente inépcia da transposição da última linha defensiva junto às alas e no constante recurso ao jogo directo para os dois avançados

Nuno Gomes e Makukula não conseguiam dar mais valia ao jogo rendilhado, executado pelo centro do terreno e também se mostravam demasiado estáticos na solicitação das bolas aéreas.

O Benfica podia no entanto ter conquistado a vantagem logo aos oito minutos, mas o remate de Makukula bateu no poste.

Chalana decide então tentar quebrar a barreira. Aposta em Di María no flanco direito e, pouco depois, chama Mantorras para dar outra alma ao ataque. O jogo ficou naturalmente mais aberto e o espaço concedido na retaguarda foi bem aproveitado pelos espanhóis que desenhPonto final no sonho europeu. O Benfica foi derrotado de Getafe e saiu sem brilho da Taça UEFA. Os encarnados, que haviam salvo as anteriores qualificações fora de casa - Donetz e Nuremberga -, não encontraram desta vez nenhum santo milagreiro que transformasse a eliminatória. Cardozo não esteve em campo e a equipa não mostrou qualidade suficiente para beliscar a liderança do conjunto espanhol. Chalana, muito activo, interveio como pôde no jogo, mas a equipa não dá para mais, pelo menos por agora.

O adeus de Getafe marca também a despedida de Rui Costa aos palcos europeus. O maestro merecia certamente outra saída, mas este Benfica apresenta erros estruturais e défice de talento para outros voos. Um cenário que o maestro procurará certamente corrigir nas suas novas funções..

publicado por slbalmeida às 09:22
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De damasceno a 13 de Março de 2008 às 11:01
Infelismente o Benfica foi afastado das competições europeias!!! Como sabes não sou benfiquista mas sou português, e ontem estava com alma encarnada a torcer para que o benfica passa-se a eliminatória. Hoje é o dia do meu Sporting, vamos todos torcer para que passem a eliminatória, vamos deixar o rivalismo de lado e vamos todos puchar pela unica equipa portuguesa em prova na UEFA. Afinal somos todos portuguêses. Abraço amigo Plainas e parabéns pelo teu blog é pena é ser assim com um vermelho garrido (...) lolol...


De toalbanosoares a 13 de Março de 2008 às 18:01
Esquece....fomos reduzidos a um simples clube be uma provincia distante de Espanha, logo por azar tinha que ser com Espanhois.

Vamos ver a próxima época e ver se aguentamos o segundo lugar nesta.

Abraço!


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.links

.VISITANTES

Criar pagina
Criar pagina

.Setembro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


.RELÓGIO

.slb recente

. ATLETA RUSSO COMPETE BÊBA...

. COMEÇA HOJE O CAMPEONATO ...

. AI ESTÁ "EL MAGO" - PABLO...

.BENFICA


Myspace Tshirt Generator
blogs SAPO

.subscrever feeds